Xat Radio Vencendo em Fé

sexta-feira, 6 de julho de 2012

COMO REAGIMOS A APARÊNCIA DAS PESSOAS


Tiago:  2. 2 – 4
Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique de pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? 
Há alguns anos, no início de minha carreira profissional em uma grande Instituição financeira, aconteceu um fato que nunca esqueci. Estava ao lado de um colega de trabalho, aprendendo os primeiros serviços, quando reparei um senhor sentado esperando para ser atendido.
O que me chamou a atenção naquele cliente foi o fato dele estar vestido de uma forma completamente diferente das demais pessoas que se encontravam naquele lugar, isto é, ele vestia uma bermuda, um chinelo de dedo e uma camisa bem amarrotada. Aquilo me deixou curioso, já que me perguntava o que poderia uma pessoa completamente maltrapilha estar fazendo ali.
Depois de algum tempo chegou à vez do referido senhor e eu puder ver de quem se tratava. Eu estava à frente de um dos maiores clientes daquela Instituição, possuidor de muitas ações da empresa que eu estava trabalhando, isto é, em última análise, era um dos meus patrões.
Aquilo me deixou completamente boquiaberto, pois jamais poderia imaginar que uma pessoa vestida daquela forma fosse detentora de tantas posses.
Estou relatando esse fato para chamar a atenção para a nossa reação à forma como as pessoas se vestem e a impressão que nos causa esse tipo de coisa.
Temos a forte tendência de achar que uma pessoa bem vestida é poderosa, rica, importante e vitoriosa e que outra mal vestida é pobre, sem importância e perdedora, isto é, fazemos todo esse juízo de valor olhando simplesmente para a roupa de alguém e, pior, por conta disso damos tratamentos diferenciados a cada uma delas.
Os versículos tema dessa reflexão condenam de forma categórica esse tipo de comportamento, pois estaremos sendo parciais e colocando determinadas pessoas em segundo plano simplesmente pela sua estampa.
O que precisa ficar bem claro para todos nós é que precisamos lutar contra determinadas atitudes que, mesmo erradas, vão vagarosamente se tornando habituais em nossas vidas e que ao longo do tempo passam a ser normais e não são.
Julgar alguém pela sua vestimenta é uma atitude preconceituosa que não pode fazer parte do comportamento de ninguém, já que estaremos dando muito mais importância ao que uma pessoa tem em detrimento do que ela é. Pense nisso e deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário