Xat Radio Vencendo em Fé

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A CAUSA, A ATITUDE E A CONSEQUÊNCIA


Números: 12.2
Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? “, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós”? E o Senhor ouviu isso. 
Diz a Palavra de Deus que Miriam e Arão começaram questionar o fato de Deus somente falar com o povo através de Moisés, levantando a questão de que o Senhor também poderia estar falando através deles.
Ocorre que Deus ouviu o que eles estavam dizendo, desceu em uma coluna de nuvem, chamou os dois e lhes disse que aparecia aos profetas através de visões e falava com eles em sonhos, mas com Moisés era diferente, pois se dirigia a ele face a face,  de forma bem clara, razão pela qual Moisés já tinha visto a Sua forma, então como os dois tinham o atrevimento de falar contra Moisés. Logo após isso o Senhor se retirou muito aborrecido com Miriam e Arão.
Logo em seguida Miriam foi atacada por uma doença de pele terrível ficando branca como a neve e Arão olhando para ela ficou apavorado.
Então, ele se dirigiu a Moisés implorando que os perdoasse por terem cometido aquele pecado num momento de total insensatez e solicita que não permita que Miriam ficasse naquele estado.
Para você, que está lendo esse texto, possa entender o que estava acontecendo é necessário que coloquemos o motivo real das críticas de Miriam e Arão a Moisés. Eles estavam completamente enciumados com a posição em que Moises foi colocado por Deus, de responsável por todo o povo, então não se aguentaram e começaram a levantar determinados questionamentos sem o menor fundamento.
Olhando para texto gostaríamos de abordá-lo sob duas óticas a do desvio de caráter demonstrado por Miriam e Arão com as atitudes que tomaram e o sentimento que os levaram a fazer isso que é o da inveja.
A inveja é um sentimento de tristeza diante do que o outro possui e a própria pessoa não tem e gera nessa pessoa que não tem o desejo imenso de ter exatamente aquilo que a outra pessoa possui.
O grande problema desse sentimento é que as pessoas vão sendo dominadas pelo desejo de possuir aquilo que é do outro e acabam não medindo nenhuma consequência para conseguir seu intento e, é nesse momento, que acabam se perdendo e fazendo as maiores bobagens do mundo, só percebendo o que fizeram depois do fato consumado e diante das consequências maléficas provocadas pelas atitudes impensadas provocadas por esse desejo maluco, de ter o que é aquilo que não lhe pertence.
Foi o que aconteceu com Arão que, a partir do momento que viu o estado de sua irmã, caiu em si, viu que tinha cometido uma grande besteira e pede clemência àquele que tinha sido alvo de seus julgamentos tendenciosos, motivados pelo ciúme.
O que estamos vendo nesse episódio é o exemplo claro de causa, atitude e consequência, a causa de todo o acontecido foi o sentimento da inveja, que levou a Mirian e Arão a tomarem àquela atitude e que gerou as consequências ruins que acabamos de ver.
Sendo assim, precisamos tomar muito cuidado com esse sentimento e não permitir que ele venha a se instalar em nossos corações, já que ninguém está imune a isso, entretanto é importante que frisemos que, como todos os sentimentos ruins, ele não se instala em nossas vidas de um momento para o outro, existe um período de amadurecimento em que podemos dar um basta e não permitir que ele venha a tomar proporções que fujam completamente ao nosso controle.
Para finalizar, precisamos estar muito conscientes de que é impossível começar a nutrir um sentimento maléfico desse e achar que não haverá consequência ruim em nossas vidas, pois um abismo gera outro abismo e somente nós mesmos poderemos evitar que isso aconteça. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário