Xat Radio Vencendo em Fé

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A SABEDORIA DE SE ACEITAR UMA CRÍTICA


Provérbios: 15. 31 – 32
Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.
A Palavra de Deus está no dizendo que aquela pessoa que aceita a correção justa, está tendo um comportamento que o colocará junto dos sábios, entretanto, aquele que rejeita a instrução está fazendo mal a si próprio.
Esse é um dos maiores problemas do ser humano, que prefere ser enganado recebendo elogios a ouvir a verdade de uma crítica.
Esse tipo de comportamento faz parte da essência do caráter do ser humano que tem  uma extrema dificuldade em admitir seus erros, não suporta ser criticado, fica aborrecido  e não consegue perceber que esse posicionamento fará  com que ele continue a trilhar caminhos completamente conflituosos e permanecer fazendo coisas tolas e equivocadas.
O pior é que determinadas pessoas reagem de uma forma tão forte com relação a isso, que acabam inibindo àqueles que querem dar uma palavra de instrução e de correção, já que muitos acabam preferindo o silêncio a se arriscar e ter  um aborrecimento com uma pessoa assim.
O dia em que o homem conseguir entender que a crítica pode ajudá-lo tanto quanto o elogio estará dando um grande passo para evitar uma série de problemas em sua vida, já que deixará de se enganar achando que nunca comente erros e poderá ir acertando a sua caminhada pela vida.
A crítica e o elogio são palavras antagônicas, porém possuem o mesmo poder benéfico para o homem desde que usadas de forma justa e equilibradas, sendo assim criticar ou elogiar que não merece é um equívoco e uma atitude irresponsável de quem o faz, pois estará alimentando o erro ou deixando passar em branco um acerto. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário